A Visa tem tentado popularizar no Brasil a forma de pagamento por aproximação, e agora no final do mês de abril os passageiros do Metrô do Rio de Janeiro poderão usar cartões desse tipo para pagar suas viagens.

A intenção dessa implantação é expandir e ganhar escala rapidamente através do uso de contas de débito, crédito e pré-pagas no transporte público. Essa iniciativa ainda está em fase de testes e é uma estratégia global, que dispõe de tecnologia que substitui o sistema de bilhetes em papel por cartões pré-pagos que necessitam de carga.

Em Londres esse sistema deu início em 2007 em Londres e foi um sucesso, hoje menos de 10% dos ônibus ainda não adotaram essa forma de pagamento. É importante frisar que a tecnologia em si pode ser usada não só com cartão, mas também com outros dispositivos como relógios eletrônicos e celulares.

O projeto do metrô conta com parceria das empresas Planeta Informática e Ingênico, que permitem baixo custo da infraestrutura já existente no Metrô do Rio, apesar de ainda estar em testes. Embora ainda não tenha atingido a grande popularidade, a contactcless vem crescendo aceleradamente uma vez que estabelecimentos em quase 5 mil cidades já adotaram o pagamento por aproximação em seus estabelecimentos.

Fonte: valor.com.br/finanças