Mês da mulher: Empresas se destacam na busca pela igualdade de gênero
O dia internacional da mulher foi comemorado no dia 8 de março. Neste mês, que celebra o gênero feminino, empresas de vários setores aproveitam para ressaltar seus projetos de busca pela igualdade de gênero no mercado e destacar o empreendedorismo feminino.
Conheça empresas que se preocupam com a busca de igualdade de gênero no Brasil:
Compromisso com a igualdade de gênero
O grupo Natura&Co administra as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop na América Latina. Em 2020, a empresa conseguiu cumprir o compromisso que tinha se proposto em 2014, e passou a ter 51% de lideranças femininas dentro de seu grupo. Contudo, a luta por igualdade não parou por aí. Até 2023 o grupo se comprometeu a aumentar o número de mulheres nos cargos administrativos, de 35% para 50%. Além disso, pretende garantir a remuneração igualitária em todos os setores da organização.
Apoio a mulheres empreendedoras
A rede de supermercados Extra lançou uma campanha em conjunto com o Instituto GPA para apresentar mulheres do projeto Empreendedoras Periféricas. Esse projeto surgiu durante a pandemia e tem o objetivo de apoiar financeiramente empreendimentos de mulheres negras no cenário de pandemia pela Covid-19. Dessa forma, eles entrevistaram quatro empreendedoras, que comentaram o que significa para elas o Dia da Mulher. Além disso, elas também comentaram como assumir o próprio negócio foi um momento transformador na vida de cada uma delas.
Melhor lugar para mulheres trabalharem
A Iguatemi, empresa de shopping centers, foi eleita uma das melhores empresas para mulheres trabalharem em 2020 pela consultoria Great Place to Work. Atualmente, eles aproveitaram para explorar as redes sociais e lançaram uma campanha com várias lives, com o propósito de promover reflexões e debates sobre o mês da mulher.
Sete princípios de empoderamento feminino e igualdade de gênero
Recentemente, a empresa de transporte de cargas, Jadlog, declarou que adotou não só aos sete princípios de empoderamento de mulheres da ONU, como também ao Pacto Global. Ela se comprometeu a realizar ações internas em prol da igualdade de gênero e valorização da diversidade na empresa.
Dessa forma, a transportadora criou sete comportamentos em favor do empoderamento feminino. Alguns deles são:
- Garantir um ambiente de trabalho saudável para homens e mulheres;
- Tratar todos os funcionários de forma justa e igualitária;
- Combater assédio moral ou sexual;
- Apoiar o crescimento profissional de mulheres na empresa
- Incentivar a participação feminina em todos os postos de trabalho.
Yourpay: Protagonismo feminino
A Yourpay é uma empresa de meios de pagamento liderada por uma mulher. Apesar de ter o protagonismo feminino em um cargo de liderança e empreendedorismo, notamos o quão ainda existem barreiras para se compor um time técnico feminino. Portanto, isso seria uma contribuição nesta luta. Ainda assim, na área operacional já é uma realidade profissionalismo e excelência.