Conheça quais são os 7 modelos de negócio que terão sucesso no futuro
O setor do varejo passou por várias transformações ao longo dos anos e modelos de negócio acompanharam. O mundo mudou e agora o ramo foca principalmente na importância do relacionamento com o cliente. De acordo com um estudo realizado pela KPMG, “Novos caminhos para o varejo“, a palavra “varejo” se tornará redundante nos próximos anos, e deverá ser substituída para “comércio voltado ao consumidor”.
Analisando toda essa modernidade, listamos 7 modelos de negócio que foram apresentados no estudo e que serão promissores no futuro.
1 – Negócios baseados em plataformas
Este modelo está cada vez mais dominando a entrada no mercado e as estratégias go-to-marketing . As plataformas digitais estão em vários segmentos, desde comércio de produtos, como até mesmo serviços bancários. Eles estão apostando em uma abordagem ampla para direcionar seus negócios para o B2B (empresa para empresa) e B2C (empresa para consumidor).
2 – Varejistas multinacionais
Grandes empresas multinacionais de comércio irão se adaptar aos negócios baseados em plataformas. Assim elas irão aumentar seu potencial de venda por meio de novas aquisições e inserção em um novo mercado.
3 – Hérois nacionais
Os heróis nacionais são varejistas que possuem uma marca local forte e uma base de clientes fiéis. Eles podem usar programas de fidelidade para atender melhor às necessidades dos clientes. Porém, com o crescimento dos negócios de plataforma, que estão em contato direto com o consumidor, isso não será o suficiente para prosperar no futuro. Para converter esse problema, eles podem criar parcerias para aproveitar as sinergias e gerar escala.
4 – Varejistas baseados em valor
O comércio baseado em descontos e preços baixos é o modelo físico que teve um dos crescimentos mais rápidos nos últimos dez anos. Ele é focado em vender produtos com valores mais baixos do que o resto do mercado e assim fidelizam seu público. Mas, para sobreviver ao futuro, eles terão que desenvolver uma proposta de valor de forma online.
5 – Direto para o consumidor
Esse um dos modelos de negócio que pode ser o mais importante para os fabricantes, principalmente por conta da aceleração de compras online. As marcas que fabricam o produto, em alguns casos, estão correndo atrás de seus próprios recursos para vender diretamente ao consumidor. Muitos estão usando as plataformas digitais para contornar o varejo tradicional.
6 – Especialistas em categorias
Esse modelo foca seus produtos e serviços para uma categoria específica do varejo ou para um cliente definido. Eles podem oferecer uma plataforma para marcas que já se encaixam em seu modelo de negócio ou fazer a venda diretamente ao consumidor. Os especialistas geralmente oferecem inovação em seus produtos e possuem uma base de clientes leais.
7 – Varejistas independentes e mútuos
Esse tipo de varejo visa se concentrar nas necessidades dos seus membros ao em vez de focar seus esforços em somente aumentar os lucros. Eles possuem a capacidade de reunir, responder e até mesmo mudar as necessidades da comunidade, e muitas vezes também são experts em mostrar seus valores. Os comerciantes locais e independentes estão ressurgindo como negócios viáveis que estão utilizando o mundo online como base ou um canal adicional ao mercado.
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