Dia Internacional da mulher: Conheça 5 mulheres que empoderam outras mulheres no mundo dos negócios
Hoje em dia vemos várias mulheres que celebram conquistas no mundo dos negócios. Mas, a falta de diversidade em cargos de liderança ainda é muito alta no Brasil, um país que possui um número equilibrado de homens e mulheres.
Além da falta de representatividade, a exclusão de mulheres de cargos altos também é uma perda econômica. De acordo com a McKinsey, empresa de consultoria empresarial, o PIB global poderia aumentar em 12 trilhões de dólares até 2025 se as mulheres tivessem maior participação no mercado de trabalho.
Por isso, hoje vamos falar sobre cinco grandes mulheres, que além de serem influência no mundo dos negócios, ajudam outras mulheres a alcançar o sucesso. Confira!
Luiza Trajano
Quando falamos em Luiza Trajano, logo lembramos do seu trabalho em uma das maiores plataformas de varejo brasileiro, a Magalu. Porém, não é só na Magazine Luiza que a empresária investe grande parte de seu tempo. Trajano é presidente do Grupo Mulheres do Brasil, um projeto que reúne empresárias em todo país para levantar pautas importantes relacionadas ao empoderamento feminino.
Hoje o grupo conta com quase 100 mil participantes e juntas elas levam informação sobre educação, empreendedorismo, políticas públicas e combate à violência contra a mulher. Dessa forma, o objetivo central do grupo é fazer com que as mulheres se sintam seguras e bem consigo mesmas, e que sejam reconhecidas como importantes agentes econômicos no Brasil.
O Grupo Mulheres do Brasil também ajuda financeiramente várias causas, principalmente ligadas ao empreendedorismo. Durante a pandemia, o grupo criou o Fundo Dona de Mim para ajudar microempreendedoras a investirem no próprio negócio durante a crise.
Malu Nachreiner
A primeira mulher a assumir o cargo de CEO do Grupo Bayer no Brasil foi Malu Nachreiner. Ela é o exemplo perfeito de empoderamento em uma área que tem por maioria homens, o agronegócio.
Malu sempre investe em inovação e diversidade dentro da Bayer, mas fora da empresa a CEO também formou o projeto Conexão Mulheres no Agro. O grupo se formou a partir da maior dor das mulheres do agronegócio: a invisibilidade.
Elas sentiam como se o trabalho não fosse reconhecido por ninguém, nem por seus familiares, nem pelos seus funcionários. De acordo com o IBGE, existem 100 fazendas no Brasil, e apenas 18 possuem mulheres à frente. Por isso, o projeto de Malu foca em ajudá-las a terem mais voz, investir no desenvolvimento das colaboradoras e reconhecer quem são as mulheres que contribuem para o setor agro.
Por meio dessas iniciativas, nasceu o prêmio Mulheres no Agro, que reconhece anualmente quem foram as mulheres que investiram em estratégias diferentes e se destacaram no agronegócio.
Silvia Bellio
Outro setor onde a presença de homens é maioria, é a área de tecnologia. Mas isso não foi problema para Silvia Bellio, que decidiu abrir sua própria empresa focada em data center, a Itl.tech.
Silvia é empresária desde 2005, mas foi em 2016 que ela percebeu que havia espaço para as mulheres brilharem nessa área. Dessa forma, ela teve a ideia de reunir histórias de executivas que inspiram, e esse projeto virou o livro Mulheres Além do Óbvio. O livro reúne a histórias de superação de 21 mulheres que trabalham com TI.
O sucesso fez com que Silvia trabalhasse em um segundo livro e percebesse a importância de falar sobre empoderamento para outras mulheres. Isso fez com que a empresária começasse a criar um círculo de palestras em escolas e planejar um terceiro livro para falar sobre o mundo da tecnologia, principalmente para jovens olharem que existe espaço para se destacar no mercado e alcançar altos cargos.
Anna Guimarães
Anna já foi líder de várias empresas internacionais, mas no Brasil a empresária faz parte do conselho de administração da TIM S.A e do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Mas é por meio do movimento 30% Club Brazil que a CEO trabalha com foco no empoderamento feminino.
A ideia da iniciativa é fazer com que a cada três homens, pelo menos uma mulher deverá fazer parte de Conselhos de Administração nas maiores empresas com ações listadas nas bolsas de valores. O movimento trabalha com empresárias, CEOs e investidores de todo mundo.
Bianca Andrade
Mais conhecida pela sua marca, Boca Rosa, Bianca Andrade criou um império no mundo da beleza. A empresária começou seu trabalho na internet, há 10 anos atrás, e hoje conta com uma empresa milionária, que faturou 120 milhões de reais em 2020.
Bianca aparece na lista das 20 mulheres de mais sucesso do Brasil e além de proporcionar empoderamento por meio da maquiagem e produtos para cabelo, também viu no marketing uma oportunidade de ajudar outras mulheres.
A empresária comentou à revista Forbes que pretende lançar um curso de marketing digital e empreendedorismo, por ver a sua influência nessas duas áreas.
Yourpay e o empoderamento feminino
A Yourpay é uma empresa de meios de pagamento liderada por uma mulher que está disposta a investir em diversidade e inovação.
Ainda existem barreiras para se compor um time técnico por maioria feminino, por isso incentivamos a luta para que cada vez mais mulheres se sintam capazes de dar seu melhor em qualquer setor.
Juntas somos mais fortes!