Yourpay Responde: Posso cobrar preços diferentes para pagamentos em cartão ou dinheiro?

Os meios de pagamentos se tornaram cada vez mais fáceis e ágeis e, com isso, os comerciantes possuem diversas formas para administrarem suas vendas. Porém, alguns empreendedores ainda têm dúvidas sobre as diferenças de preços para pagamentos com cartão e dinheiro.

Pensando nisso, a Yourpay criou este guia para te explicar se existem diferenças no pagamento com os cartões e se, com isso, os produtos podem sofrer alterações de preço. Acompanhe a leitura e descubra!

 

O estabelecimento é obrigado a aceitar cartões?

Os cartões de crédito ou débito são opções que o mercado oferece ao cliente para pagar as suas compras de forma simples e rápida. No entanto, um estabelecimento não é obrigado a manter essas formas de pagamento. 

Por outro lado, se uma loja aceitar o meio de pagamento, não poderá escolher os produtos que poderão ser pagos dessa forma ou estabelecer limites de valores para os cartões.

Sendo assim, se o local praticar essas ações, poderá pagar multa, ter o alvará de funcionamento cassado e, ainda, pode receber uma suspensão temporária das atividades. 

 

É possível oferecer preços diferentes para os pagamentos?

Conforme a lei 13.455/2017, o estabelecimento comercial pode diferenciar os preços dos produtos conforme o pagamento escolhido pelo consumidor. Ou seja, se o cliente parcelar uma compra, a loja pode fazer acréscimos no preço do produto. 

Dito isso, o estabelecimento deve informar, em local visível para os clientes, sobre as condições de pagamento à prazo ou à vista. 

 

O estabelecimento pode receber os pagamentos por Pix?

O Pix se tornou uma ótima pedida para fazer e receber os pagamentos em tempo real, por isso, é muito utilizado no comércio. Para isso, o cliente pode efetuar o pagamento de sua compra por essa modalidade e, ainda, sem acréscimos no preço do serviço. 

A modalidade funciona como se a loja recebesse um pagamento em dinheiro ou por cartões de débito. Contudo, o sistema permite um gerenciamento melhor nas operações e pode promover um dinamismo melhor no fluxo de caixa. 

Além disso, o Pix é um sistema comprovadamente seguro e substituiu a antiga forma de fazer transferências bancárias. Todavia, o pagamento por Pix permite rapidez, confiança e gera credibilidade para o negócio. 

Porém, o comerciante pode ter dúvidas se o Pix gera custos para o seu negócio. Mas, o sistema é gratuito para todos os usuários, por isso, você não precisa se preocupar em mudar o preço dos seus produtos. 

 

Vale a pena receber pagamento em dinheiro?

Com o aumento da tecnologia, o uso do dinheiro vem se tornando escasso, pois, a maioria dos consumidores utilizam os cartões ou as transferências para os seus pagamentos. Por outro lado, alguns consumidores ainda fazem pagamentos em espécie. 

Sobretudo, muitos estabelecimentos têm problemas com troco, visto que é cada vez menor a entrada de dinheiro físico nas lojas. Mas, essa modalidade ainda traz praticidade e facilidades para a contabilidade das empresas. 

 

Quais são as soluções que a Yourpay oferece para você?

Você pode manter a qualidade do seu negócio e inovar os seus pagamentos com a ajuda da Yourpay. Para isso, nós oferecemos as melhores soluções digitais para você receber os pagamentos facilmente com cartões, QR Code ou por transferências via pix, com várias opções de soluções de empresas parceiras.

Um dos terminais de pagamento mais procurados do momento é o MP15 da Gertec. Ela é uma solução de pagamento sem fio que pode ser utilizada em soluções TEF, ou utilizando equipamentos portáteis como tablets e smartphones conectados via Bluetooth. Ele é homologado pela ABECS e pode ser usado em diversas soluções de adquirentes.

Para isso, você pode contar com maquininhas eficientes e produzidas sob medida para atender às necessidades do seu negócio. Entre em contato com a Yourpay e receba uma consultoria personalizada do nosso time de especialistas que irá encontrar o equipamento ideal para você!

Compartilhe