Pix

Golpe do pix: dicas para sua empresa não cair nessa cilada

Desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, o Pix é uma forma de pagamento instantânea que facilita as transferências bancárias, e principalmente no pagamento do cliente ao estabelecimento. Com ele, as transações são feitas em qualquer horário e dia da semana, inclusive feriados.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Bancos (Febraban), mostra que o Pix realizou mais de 24 bilhões de transferências em 2022. No entanto, a popularização dessa forma de pagamento também abriu espaço para criminosos aplicarem golpes.

O estudo feito em 2021 pela OLX, em parceria com a Allowme, afirma que o pagamento falso corresponde a 42% dos casos de fraudes digitais. Nesse golpe, o delinquente elabora um falso comprovante de transação, e mostra para a vítima, que acredita que o pagamento está certo.

Para se proteger desse golpe, reunimos neste texto três dicas que vão ajudar o seu estabelecimento a não ter mais problemas com isso ou se prevenir dele!

Receba Pix na maquininha de cartão

Além de também ser uma forma de pagamento muito tecnológica, as maquininhas de cartão são aliadas quando o assunto é não cair em um golpe do pix. 

Com elas você possui autonomia para colocar o real valor do produto ou serviço diretamente no aparelho. Dessa forma, gera-se um QR Code de pagamento, onde a pessoa terá que escanear no ato da compra. O golpista não conseguirá pagar um valor diferente, pois não autorizará.

A compra só é aprovada quando o terminal recebe a confirmação e emite um comprovante, o que traz ainda mais segurança para o seu negócio.

Não aceite Pix sem antes confirmar o pagamento

Muitos golpistas induzem o estabelecimento ao erro dizendo que o Pix foi realizado, mas ainda não caiu na conta porque o sistema do banco está fora do ar ou que a conexão com a internet não está boa.

No entanto, caso o pagamento por Pix realmente esteja com instabilidades, ele não é concluído. Sendo assim, é necessário solicitar que o cliente escolha uma nova forma de pagamento.

Outra dica super valiosa é sempre checar se as informações do comprovante estão corretas, como: CNPJ, nome do estabelecimento, data e hora do pagamento e o valor do produto ou serviço.

Agendamento de Pix? Não caia nessa!

É importante ficar atento se o cliente realmente realizou a transação e não agendou o Pix, uma vez que ele pode cancelá-lo assim que finalizar a compra.

Se ele não cancelar a compra futuramente, o cliente pode também não ter o valor do produto em sua conta bancária no dia agendado, o que faz com que o pagamento não seja concluído. Então muito cuidado ao checar isso! 

A Yourpay pode te ajudar a não cair nessa cilada! 

Aqui na Yourpay nós trabalhamos com diversos tipos de maquininhas de cartão, sendo elas: Tectoy, Positivo, Verifone, Ingenico e Gertec. No total, possuímos diversos modelos, e um deles está pronto para atender o seu negócio! 

Com uma máquina de cartão, os pagamentos podem ocorrer de forma segura e sem golpe.

Para conhecer mais sobre os modelos da nossa loja, clique aqui.

Além disso, caso ainda reste alguma dúvida de qual é a melhor solução de pagamento, nossos consultores estão disponíveis para sanar as suas dúvidas.  

 

Compartilhe