Faturamento do varejo on-line na Black Friday deve crescer 9,1%

O faturamento do e-commerce na Black Friday de 2024 deve aumentar em 9,1% em comparação a 2023. O período de promoções, que vai de quinta-feira (28/11) a domingo (1/12), pode alcançar um total de R$ 9,3 bilhões em vendas no varejo online brasileiro, segundo dados da empresa Neotrust Confi.

Algumas categorias devem se destacar durante a data, como Eletrodomésticos, Moda e Acessórios, Saúde, Ar e Ventilação, Beleza e Perfumaria. Outras áreas, como Móveis, Pet Shop e Alimentos e Bebidas, devem ter crescimento mais tímido, enquanto o segmento de Telefonia pode enfrentar uma queda nas vendas.

Em 2023, o e-commerce faturou R$ 8,52 bilhões durante o mesmo período da Black Friday, uma redução de 2,4% em relação a 2022. O número de pedidos foi de 16,01 milhões, representando uma queda de 9,3% em relação ao ano anterior. No entanto, o ticket médio subiu 7,6%, atingindo R$ 530,80. No mês de novembro de 2023, o faturamento totalizou R$ 34 bilhões (queda de 0,22%), com 83,16 milhões de pedidos (queda de 10,1%) e ticket médio de R$ 408 (alta de 10,9%).

Nos três primeiros trimestres de 2024, o varejo digital no Brasil voltou a crescer após a retração de 2023, registrando um faturamento de R$ 235 bilhões (alta de 13,8%), 863,1 milhões de pedidos (crescimento de 15,4%) e um ticket médio de R$ 272,80 (aumento de 1,4%).

A Black Friday de 2024 também pode se beneficiar da proximidade com o pagamento da primeira parcela do 13º salário e das compras de Natal, o que tende a impulsionar os gastos dos consumidores. Além disso, a data promocional tem se expandido, impactando as vendas de todo o mês de novembro.

Outro ponto de destaque é a entrada de marketplaces chineses no Brasil, que trouxeram campanhas como o “Dia do Solteiro”, em 11 de novembro, antecipando promoções e incentivando o varejo nacional a ajustar suas estratégias.

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