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Inteligência Artificial no Varejo para 2025: O Que Esperar

Desde a precificação dinâmica dos produtos à personalização de experiência do consumidor, a Inteligência Artificial já dá seus sinais de influência sobre o mercado varejista. Para um bom planejamento de mercado é preciso acompanhar suas tendências.

Durante a NRF 2025, o maior evento global do mercado varejista, especialistas compartilharam suas opiniões sobre o futuro das IAs e suas inovações que estão redefinindo o mercado.

Tecnologias que integram dados internos e externos para criar previsões já estão em uso, permitindo tomadas de decisão mais precisas em grande escala. Além disso, outras novidades foram citadas pelos especialistas como as que possuem grande potencial para ditar o futuro varejista.

As cinco tendências que irão moldar o futuro

1.Ajuste inteligente de preços por localização: Modificação de preços em tempo real com base na aplicação de IA, considerando a demanda e fatores regionais.

2.Previsão detalhada (granular) da demanda: Utilização de tecnologia para análise de dados como clima e tendências, antecipando as variações no consumo em diferentes regiões.

3.Eficiência na gestão da cadeia de suprimentos: Auxílio de modelos que contribuem para o controle do estoque e para a previsão da movimentação dos produtos com maior precisão.

4.Otimização de estoques e maximização das vendas: Equilíbrio eficiente dos estoques com auxílio da IA, contribuindo na minimização de excedentes.

5.Personalização na experiência do cliente: Utilização de IA generativa para desenvolver campanhas de marketing direcionadas e personalizadas, fortalecendo o relacionamento com o consumidor.

A Inteligência Artificial além da inovação

Implementar inteligência artificial não pode se tratar apenas de atualização e inovação tecnológica, mas da geração de resultados concretos. Ou seja, os investimentos devem ser justificados.

Assim a implementação dessa tecnologia pode melhorar vendas através da otimização de estoques, reposição de produtos e precificação dinâmica, tendo como objetivo o retorno financeiro imediato.

Entretanto, a transparência nas decisões da IA é essencial para a aceitação das equipes internas e a gestão eficaz da mudança. É necessário clareza dos sistemas de IA para que se entenda como e porque as decisões estão sendo tomadas daquela maneira dentro da empresa.

Além do mais, o sucesso das iniciativas de IA depende do apoio das lideranças e do envolvimento de diferentes áreas, como marketing e operações, todas trabalhando em conjunto para atingir os objetivos da empresa.

Dessa forma, a IA está revolucionando cada dia mais o setor, tornando-o mais eficiente, sustentável e centrado no cliente. Por isso, para quem é do mercado varejista, é necessário conhecer, analisar e estudar essas tecnologias, garantindo experiência para uma modernização sustentável e eficaz. 

A Yourpay está sempre de olho em como a IA pode melhorar nossa eficiência operacional, como na previsão de fluxos de pagamento e o ajuste das ofertas de maneira mais precisa, atendendo às necessidades dos consumidores.

Continue acompanhando o nosso blog para não perder as tendências e revoluções do mundo digital, do varejo e do mercado de meios de pagamento. Lembre-se: Esteja sempre um passo à frente, pois o futuro do mercado está em constante evolução!

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