metaverso, e-commerce, yourpay

Metaverso pode gerar mais oportunidades de venda no e-commerce. Entenda como!

Você já deve ter percebido que o assunto “metaverso” é muito popular atualmente. Uma tecnologia que antes era direcionada apenas para jogos e entretenimento, agora pode começar a ser útil no mundo do varejo, principalmente no E-commerce.

Nas edições anteriores tratamos do NFT, peer-to-peer, criptomoedas e para facilitar mais ainda o entendimento deste mundo metaverso, agora explicamos um pouco mais da abrangência nas vendas!

O metaverso é um ambiente virtual onde uma pessoa consegue ter experiências como se estivesse no “mundo real” por meio de um óculos de realidade aumentada. Os planos para usar esse recurso no varejo é fazer com que as pessoas consigam ver os produtos como se estivessem comprando pessoalmente, para não ter dúvidas de cor, tamanho, ou qualquer outro detalhe visual que seja importante para realizar uma compra. 

A ideia é que o metaverso proporcione uma experiência de compra que hoje só é possível na loja física, onde o cliente se sente à vontade para tocar e admirar os produtos sem a necessidade de sair de casa.

 

Como irá funcionar?

Em reportagem para a Forbes Brasil, Eric Vieira, head de e-commerce do Grupo FCamara, disse que existem cinco áreas onde essa tecnologia será bem vinda. Elas são: moda, móveis, decoração, imóveis e eletrodomésticos.  

As possibilidades vão muito além do que apenas ver o produto de perto. No nicho de moda, por exemplo, o cliente poderá usar seu avatar, com seu corpo e suas medidas, para experimentar as roupas. Dessa forma, ele terá uma noção de como ficou o caimento da peça, verificando se está apertada, se gostou dela no corpo e todos os outros detalhes importantes para realizar a compra. 

Para o setor de móveis, Eric mencionou várias possibilidades vantajosas. Será possível simular um ambiente da sua casa e testar os tipos de móveis disponíveis na loja, como mesa, cadeiras e sofás. Você também poderá sentar nas cadeiras, por exemplo, e conferir a qualidade do produto. O mesmo será feito no nicho de decoração, onde o consumidor poderá ver como ficam os produtos em sua casa. Essas experiência serão tão realistas que potencializarão as chances de compra. 

Na área de imóveis, já existe o tour virtual, porém com o metaverso o tour ficará ainda mais intenso. As pessoas poderão andar pelos ambientes e ter uma noção mais palpável do tamanho e disposição do imóvel. 

Com a tecnologia do metaverso o consumidor também poderá verificar se os eletrodomésticos que deseja irão caber em sua casa. Eles também poderão conferir os detalhes de perto, vendo como são por dentro e se atendem todas as suas necessidades. 

Com todas essas possibilidades, as compras por e-commerce aumentariam mais ainda, já que hoje apenas 15% das compras são feitas no ambiente online, pois muitos consumidores preferem avaliar o produto fisicamente antes de realizar a compra. 

 

Gostou das possibilidades do metaverso?

Aqui na Yourpay sempre trazemos as novidades do mercado financeiro e as principais soluções para o seu dia a dia. 

Acompanhe nossas publicações e não fique desatualizado quando o assunto é tecnologia, varejo e meios de pagamento!

 

Compartilhe