Nova forma de fazer Pix: Veja o que mudou na nova fase do Open Banking
O Pix é uma das formas de pagamento mais usadas atualmente. Já comentamos aqui no blog da Yourpay que ele ocupa o quinto lugar no ranking de meios de pagamento mais utilizados do Brasil em 2021.
E agora, realizar um Pix ficará ainda mais fácil. Na terceira fase do Open Banking, que foi ao ar nesta sexta-feira (29), os “iniciadores de pagamentos” podem atuar diretamente com os pagamentos via Pix, sem fazer com que o usuário tenha que entrar em sua conta do banco para realizar a transferência.
Ou seja, agora fazer compras será mais fácil e exigirá poucos cliques.
Quer entender melhor como isso funciona? Então continue lendo.
O que muda no Pix nessa nova fase?
Atualmente, para realizar pagamentos via Pix, o usuário precisa entrar no aplicativo do seu banco e fazer a transferência para uma chave Pix. Isso se aplica até mesmo para aplicativos que já possuem o seu sistema de pagamentos integrado, como por exemplo os de delivery.
Os chamados iniciadores de pagamentos (ITP), que são facilitadores que permitem que os usuários façam suas transferências sem precisar entrar no aplicativo do banco, já estão inclusos na terceira fase do Open Banking.
Por exemplo, se você desejar fazer um pedido em uma plataforma de delivery como o iFood, terá a opção de pagamento via Pix dentro do próprio aplicativo, sem precisar copiar nenhum código ou QR Code para pagar a conta e sem precisar acessar seu banco.
O aplicativo terá acesso a minha conta bancária?
O iniciador de pagamento não gerencia sua conta e nem detém os fundos das transações. Então, ele apenas coleta os dados do seu banco fornecido pelo Open Banking e realiza a transferência que será autorizada pelo usuário.
Por isso a segurança continua a mesma, já que quando a pessoa autoriza o pagamento, a instituição financeira realiza o processo normalmente, garantindo a proteção de sempre.
Segundo o Banco Central, essa nova função é válida para aplicativos e sites de compra. Além disso, os usuários que ainda estiverem inseguros com a mudança poderão fazer as transações do modo tradicional, utilizando sua conta bancária.
Open Banking
O Open Banking é um modelo de negócio que está em vigor desde fevereiro deste ano. Traduzido como “banco aberto”, ele traz exatamente essa proposta. É um sistema que permite o compartilhamento de dados e informações de pessoas e empresas entre diferentes instituições financeiras, para que assim elas tenham acesso e possam aumentar a oferta de produtos e serviços.
Eles fazem tudo isso por meio de APIs, ou seja, uma tecnologia que permite a integração das plataformas de forma rápida e segura.
O Open Banking não irá fazer com que seus dados fiquem expostos e abertos sem nenhum controle. O cliente autoriza essa circulação de dados, que pode ser muito útil para otimizar o tempo e levar mais agilidade para o dia a dia.
Quer saber mais sobre o Open Banking e como ele afeta seu banco? Clique aqui.
Gostou da novidade? É muito importante estar de olho nas atualizações do mercado de pagamentos para sempre oferecer o melhor para seus clientes.
Aqui na Yourpay temos as melhores soluções de pagamento para o seu negócio. Possuímos diversos tipos de maquininhas que são compatíveis com o Pix e que podem levar mais praticidade para o seu ponto de venda.
Se está precisando ofertar mais tecnologia e praticidade à seus clientes nas formas de pagamento, entre em contato conosco!