Pagamentos por aproximação em transporte público aumenta 82% em relação a 2023
Nos primeiros cinco meses deste ano, o uso de pagamentos por aproximação com cartões de débito e crédito da bandeira Visa teve um aumento de 82%. A análise foi realizada pela Visa Consulting & Analytics (VCA) e comparou os dados com o mesmo período de 2023. As cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Goiânia e Brasília representam 92% das transações da empresa no setor de mobilidade urbana.
Segundo Julio Ramos, diretor executivo de Inovação da Visa do Brasil, esse crescimento está ligado à praticidade do método de pagamento. Desde 2019, a Visa tem investido nessa modalidade, com projetos no metrô do Rio de Janeiro e em outras cidades.
O relatório destaca que São Paulo lidera o crescimento no uso dessa tecnologia. Na capital, houve um aumento de 491% entre janeiro e maio de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A cidade oferece a tecnologia nos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), em 13 estações do metrô e em 14 linhas da SP Trans. Goiânia (26%), Curitiba (20%), Brasília (17%) e Rio de Janeiro (11%) vêm em seguida.
O estudo também incluiu dados de Santo André (SP), Belo Horizonte (MG), Jundiaí (SP), São José dos Campos (SP), São Bernardo (SP), Rio Grande (RS), Londrina (PR) e Angra dos Reis (RJ).