Relacionamento com o cliente: Conheça os 5 fatores que mudaram no varejo
Se você trabalha com varejo já deve ter percebido que o mundo mudou e atualmente existem novas formas de criar um relacionamento com o cliente. De acordo com um estudo realizado pela KPMG, “Novos caminhos para o varejo”, o mercado mudou após a pandemia de covid-19. Agora, o comércio tradicional abriu as portas para um modelo que prioriza o atendimento ao consumidor acima da compra de um produto.
Listamos 5 fatores, mostrados no estudo, que mudaram no varejo para que você conheça esse novo perfil de consumidor e de modelo de negócio. Assim, você saberá como ter um ótimo relacionamento com o cliente e alavancar suas vendas.
1 – Disrupção acelerada
O mundo mudou por conta da pandemia e do isolamento social, por conta disso as escolhas dos varejistas também precisaram de mudanças. O comércio precisará interromper o curso normal das coisas e fazer novas escolhas. De acordo com a pesquisa, as decisões tomadas nos próximos meses irão influenciar o sucesso do negócio nos próximos cinco anos ou mais.
2 – Modelos de negócios e parcerias
Atualmente o mercado mostrou um crescimento de marcas que são multiplataforma, ou seja, possuem uma comunicação assertiva que atua de forma linear em todos os canais, sejam eles online ou off-line. Essa forma de comunicação impulsiona uma onda de concorrência e causa uma evolução no modelo de negócio, fazendo com que as empresas busquem alternativas para se destacar no mercado.
3- Cliente
As necessidades dos clientes mudaram. Hoje o varejo não funciona mais apenas como um modelo B2C, ou seja, empresa para consumidor, mas sim para o modelo inverso, o C2B. Neste cenário é mais interessante impactar diretamente o consumidor para que assim ele escolha o seu negócio.
4 – Redução do custo de fazer negócios
Com o crescente custo em vários aspectos da cadeia de valor, as maneiras tradicionais de redução de custos não são mais eficientes para garantir que um negócio esteja preparado para o futuro.
5 – Propósito
Os clientes não compram mais apenas um produto, mas sim uma ideia. Eles desejam que as empresas sejam algo maior do que apenas o que elas vendem, e dão preferência para marcas que possuem propósito e valores bem definidos e claros.
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