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Tendências de Compras que vão definir o Varejo em 2025
O ano de 2025 promete ser um ótimo ano para o varejo, com novas tendências de compras. Com as novas tecnologias e inovações, o mercado varejista vem com um ritmo cada vez mais acelerado, e isso exige uma preparação que vai além do preço. Soluções como os gêmeos digitais e omnichannel são cada vez mais utilizadas.
Portanto, em um mundo repleto de acelerações causadas pelas inovações que surgem a cada ano, os consumidores estão cada vez mais exigentes com suas experiências de compras no mercado varejista.
Assim, além do preço e da comodidade, os consumidores buscam experiências de compra que integrem canais de compras digitais e físicos de maneira fluida, o famoso sistema Omnichannel.
É necessário ser estrategista para dominar o varejo, e para isso, é preciso estar sempre ligado nas tendências de compras:
1. Omnichannel: Além da integração entre o digital e o físico
Em 2025, o conceito de Omnichannel, estratégia que integra todos os canais físicos e digitais de uma empresa, é uma das tendências de compras e vai muito além dessa integração. Como resultado, agora o foco se volta para experiências adaptativas e hiperpersonalizadas, facilitando o processo de identificar e sanar as necessidades do cliente.
No mercado atual, estão sendo aplicados métodos como:
- Reserva de itens online para retirada em loja física com autoatendimento;
- Atualizações de pedidos em tempo real;
- Estratégias centradas no mobile;
- Fusão entre precisão digital e conveniência física.
As experiências hiperpersonalizadas não são mais um atributo de destaque, mas um elemento básico para não ficar para trás no mercado atual. A análise de dados algorítmicos para personalização do consumidor vai desde sugestões de produtos feitas por IA até ferramentas que ajudam os colaboradores a oferecer serviços adaptados às necessidades de cada cliente, implementando assim um serviço personalizado do digital ao físico.
Assim, essa tecnologia permite uma experiência de compra cada vez mais centrada no cliente.
2. Gêmeos Digitais: A revolução da simulação
Os gêmeos digitais são réplicas virtuais de ambientes físicos que replicam todos os aspectos daquele ativo ou local. Assim, essa tecnologia permite que simulações e otimizações em tempo real sejam feitas sem impactar as operações, como:
- Teste de exibição de produtos;
- Simulação do comportamento dos consumidores;
- Otimização de operação de máquinas;
- Identificação de problemas ou falhas.
Ou seja, analisam-se estratégias no mundo virtual para aplicá-las no mundo físico. Dessa maneira, além de prever falhas ou problemas, os varejistas podem prever padrões de compra e adaptar seu ambiente com base nas preferências dos consumidores.
A medida em que esse sistema se atualiza e se adapta, permite uma personalização de compra muito significativa, reforçando cada vez mais a conexão com o cliente.
3. Varejo Experiencial e Imersão Digital
A imersão entre realidade aumentada e personalização de serviços indica uma tendência em 2025. Isto é, mais do que pontos de venda comuns, proporcionam experiências inesquecíveis para o consumidor, aumentando as chances de retorno e fidelidade. Dessa maneira, para essa imersão, são utilizadas ferramentas como:
- Provadores virtuais;
- Avatares Digitais;
- Gamificação;
- Realidade Aumentada.
Desta forma, essas ferramentas permitem que os clientes experimentem roupas e outras mercadorias virtualmente e ainda possibilitam uma visão mais clara dos produtos, trazendo diversão e criando um vínculo entre o cliente e a marca.
Sendo assim, o futuro varejista é de quem ousa e sabe usar a inovação ao seu favor. Ou seja, para atender às novas exigências do mercado, os varejistas precisam unir planejamento estratégico, inovação tecnológica e uma execução eficaz.
A Yourpay está sempre se atualizando e procurando as melhores tecnologias e estratégias para cada produto e cada serviço que oferecemos. Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das tendências do mercado varejista. O ano de 2025 está começando repleto de novidades!